terça-feira, 8 de agosto de 2017

Curiosidades sobre a banda Oingo Boingo

Nunca fui muito fã da banda Oingo Boingo, embora gostasse bastante de várias de suas músicas. Mas notei que a banda tem uma série de peculiaridades que achei bom colocar aqui como curiosidade. 

Veja a lista de fatos interessantes sobre esta banda norte-americana de new wave:

- A banda surgiu em 1972 como um grupo de teatro. A partir de 1978 se assume como banda música no estilo New Wave.

- O som da banda no início lembrava um Devo menos eletrônico.

- Era contratado da A&M Records. No meio dos anos 80 assinou com a MCA Records. Ambos os selos foram absorvidos pela Interscope Records, do famoso produtor Jimmy Iovine. O que significa que todo o catálogo da banda pertence ao acervo da Interscope.

- Esteve no projeto Urge!: A Music War, de 1980, com apresentações ao vivo dos nomes da New Wave da época, a maioria contratada por selos associados a A&M, que reuniu as apresentações em um álbum duplo. Police, Devo, XTC, Gogo's e Echo & The Bunnymen também cederam gravações para o projeto.

- Falando em XTC, a banda inglesa (e uma de minhas favoritas) inspirou a mudança de sonoridade do Oingo Boingo, além dos grupos de ska contratados pela 2Tone Records. Elfman gostava tanto dessas bandas quanto do XTC.

- A banda criou uma traição de tocar em festas de Halloween, hábito mantido por toda a carreira.

- O Oingo Boingo inspirou bastante a estética e sonoridade da banda brasileira Titãs, nos primórdios, algo nítido nos dois primeiros LPs.

- O gosto do hoje trilheiro Danny Elfman pelo cinema pode ter se iniciado com a composição de Weird Science para a trilha do filme de mesmo nome (no Brasil, Mulher Nota 1000). A música é até hoje o maior sucesso da banda no exterior.

- Entre 1989 e 1992, a banda foi altamente popular no Brasil, principalmente com a música Stay, o maior sucesso da banda no Brasil. Na época só se falava na banda, considerada "do momento". Depois disso, nunca mais se falou ou lançou algo sobre a banda no Brasil.

- Durante a fase de estouro brasileiro, a gravadora que então distribuía no Brasil o acervo da MCA criou uma coletânea exclusiva para o Brasil. O nome? Stay.

- Danny Elfman é o trilheiro favorito do cineasta Tim Burton. Quase todos os filmes do diretor tem a música de fundo composta pelo ex-líder do Oingo Boingo.

- A música que Elfman compõe para o cinema costuma destoar completamente do trabalho no Oingo Boingo, assemelhando mais a música erudita.

- A respeito do Oingo Boingo ter começado fazendo sonoridade parecida com o Devo, o líder deste, Mark Mothersbaugh, também virou trilheiro de sucesso. A diferença é que ele não usa influência da música erudita, sendo mais fiel a sonoridade de sua banda.

- A canção que as siamesas cantam no filme Big Fish, também de Burton, é de autoria de Danny Elfman.

- Na nova versão de A Fantástica Fábrica de Chocolate, Elfman decidiu fazer uma homenagem a si mesmo e fez com que a nova canção cantada pelos Oompa Lumpas (Burton descartou a trilha da primeira versão) se parecesse com a sonoridade consagrada no auge do sucesso do Oingo Boingo.

- Em 2003, Danny Elfman se casou com a atriz Bridget Fonda, filha de Peter e sobrinha de Jane. Estão juntos até hoje.

- A banda Oingo Boingo acabou em 1995 e sua última apresentação foi numa festa de Halloween. Atitude coerente com seu passado.

- A partir deste ano de 2016, uma espécie de banda derivada, com o nome de Dance Party Boingo Oingo iniciará uma turnê, sem Elfman na formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.