quinta-feira, 9 de março de 2017

Riverdale não é a live-action da série dos Archies. Veja diferenças!

Quando foi anunciada a produção de Riverdale, série que estreou há poucas semanas no Brasil (Canal Warner), os fãs dos Archies ficaram animados. Finalmente foi criada uma live-action passada nos dias de hoje do seriado da turma do ruivo atrapalhado. Quem assistiu a versão animada da extinta produtora Filmation (a mesma do He-Man), se animou ainda mais.

Mas finalmente chegou e a decepção veio. Para quem viu, a impressão é que fizeram uma reconstituição de Twin Peaks, do diretor maluquete David Lynch (que gosto bastante), colocando apenas os personagens do Archies e a famosa escola do título, a Riverdale High School na trama. Fiz uma lista com algumas das diferenças entre Riverdale e o desenho dos Archies (que eu assistia na infância, mais do que ia nos quadrinhos), este baseado nos personagens originais.

Atualizar a trama não seria nenhum problema. Mas acontece que a transferência da trama para os dias de hoje não foi a única alteração. Os caras mudaram quase tudo, criando na verdade uma outra série diferente com os mesmos personagens do desenho original.

Selecionei 10 diferenças entre os quadrinhos dos Archies e Riverdale, a título de comparação.

1. Riverdale não é uma comédia, é drama


Para quem estava esperando dar risadas com Riverdale, é bom tirar o cavalinho da chuva. Embora muita coisa dos Archies esteja lá, o gênero predominante é drama adolescente e já começa com um clima soturno, graças a notícia da morte de um personagem, Jason Blossom, secundário na versão original. Note o visual soturno das fotos em que aparece o nome da escola, o oposto ao clima alegre e colorido da versão em quadrinhos.


2. Jughead não é feio como no original: tem cara de galã


Talvez o personagem que mais sofreu alteração no seriado. originalmente feio, com um nariz marcante, uma camiseta com um "S" escrito e com um estranho chapéu, o Jughead de Riverdale não tem nada disso (pelo menos nas imagens divulgadas até agora), é galã (interpretado por Cole Sprouse, um dos "gêmeos ao bordo" da Disney, e se torna o narrador do seriado. Não fui informado  o fato de ser guloso, apesar de magro, foram mantidos em Riverdale. Mas o fato dele ter sido o melhor amigo de Archie Andrews foi, apesar de ameaçado por alguns desentendimentos entre os personagens.


3. Josie e as Gatinhas são todas negras


Antes que acusem esta observação de ser racista, a intenção na verdade é criar uma referência às personagens originais. Teria muito mais graça se as características físicas das personagens originais fossem mantidas, mesmo que superficialmente. No original, Josie é ruiva, Melody loira e apenas Valerie é negra, todas lindas como gatinhas.

Além disso, parece que a sonoridade da banda mudou bastante. A banda que originalmente fazia um rock alegre, mudou para uma banda de soul-pop aos moldes da Destiny's Child com a diferença que Josie e suas parceiras tocam instrumento (o que não acontece com o grupo que lançou Beyoncé, formado por cantoras-dançarinas).

Mudar aparência, sobretudo raça e sexo de personagens tem sido muito comum nas adaptações de hoje, mas nem sempre funciona bem, descaracterizando muito os personagens.


4. Jason Blosson está morto


Personagem ausente na turma original - e no citado desenho - e de pouca importância, embora aparecesse bastante nas estórias desde os anos 80, quando a série de quadrinhos recebeu novos personagens, Jason, irmão gêmeo da garota metida Cheryl, é morto sob circunstâncias misteriosas no novo Riverdale. Sua estranha morte será a principal base para muitas tramas na série.


5. Reggie Mantle é japa


Outra mudança de etnia além de Josie e Melody. Para fazer Riverdale, os produtores decidiram chamar um ator mestiço nascido em Singapura, Ross Butler, para o papel do rival de Archie, o brincalhão Reggie, que no original gostava de pegar os outros através de pegadinhas. Também não fui informado se esta característica será mantida e notei que falam pouco sobre a presença do personagem em Riverdale. Mas aguardemos o andar da carruagem.


6. O pai de Archie não é barrigudo nem careca


Para fazer o pai de visual bonachão do Archie, foi chamado um velho conhecido dos dramas juvenis: Luke Perry III, o famoso "Dylan" de 90210. Hoje cinquentão, embora conservado para a idade, Perry empresta a sua aparência a um personagem originalmente careca e barrigudo. E pelo que parece, há algumas alterações também na personalidade, o que sugere que o nome e o fato de ser o pai de Archie deve ser a única coisa em comum com a versão do personagem nos quadrinhos.


7. A professora Ms. Grundy é jovem e bonita


Retratada no original como uma velha feia nos quadrinhos, no seriado a professora Geraldine Grundy é linda e jovem e chega a se envolver com Archie, sendo a terceira paixão do ruivo namorador. Obviamente o relacionamento é retratado de forma tensa, até porque na trama, Archie é mai novo que a professora, o que estimula alguma polêmica.


8. Archie não tem sardas e não é tão extrovertido


Na nova versão, o personagem principal parece um daqueles galãs misteriosos que despertam a curiosidade das meninas do que o fanfarrão festeiro que chama toda a turma para festejar, como era nos quadrinhos. Ah, ele não tem sardas (assim como o do desenho feito pela Filmation também não tinha), o que pode ser lamentável para as garotas que adoram homens com sardas.


9. Verônica é uma boa garota e é latina


A personagem Verônica, que é meio maliciosa na versão dos quadrinhos, é uma pessoa de boa índole, sendo inclusive amiga de Betty, sua rival na versão desenhada. Além disso, a personagem agora tem uma origem latina, o que justifica o fato de ser interpretada por uma quase brasileira, a novata Camila Mendes, uma das mulheres mais lindas reveladas em 2017.


10. Cheryl Blossom tem mais destaque


A personagem Cheryl, que teve passagem relâmpago nos quadrinhos, tem maior destaque na nova versão, até porque é em torno da morte de seu irmão que a trama será concentrada. A personagem inclusiva, pode  servir para explicar algumas coisas que poderão acontecer no seriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.